SOBRE O PERDÃO

SOBRE O PERDÃO

SOBRE O PERDÃO

Por Fadi Faraj

Mateus 6:14 e 15; 1João 1:9 e Isaías 43:25

Introdução – Atualmente, muitas pessoas convivem com problemas emocionais e psicológicos que estão relacionados à dificuldade de perdoar. A falta de perdão é um pecado que aprisiona almas, tira a sanidade mental, cria raízes de amargura nos corações, gera pensamentos de vingança e ressentimentos que acabam por aprisionar mentes e corações a circunstancias difíceis. Para lidar com essas situações, é preciso perdoar, aprender a deixar para trás, a abrir mão da razão e pôr os olhos em Jesus Cristo que foi capaz de morrer para perdoar todos os pecados (passados, presentes e futuros) da humanidade. O perdão é necessário, ele é a chave para quebrar amarguras, mágoas, dores emocionais e para a libertação da alma. Sem perdão não podemos viver em comunhão com Deus e com o próximo. Precisamos aprender a perdoar com o Senhor que tem natureza perdoadora (Sl. 86:5). Ele deseja ver cada um de seus filhos vivendo em liberdade plena, para isso, é preciso que compreendamos algumas verdades sobre perdão:

1) O Perdão é o caminho para a cura das feridas da alma. O ato de perdoar é uma decisão que requer uma atitude de fé. Não depende do que sentimos, do tamanho da dor ou da ofensa sofrida, mas do entendimento de que é necessário perdoar para vivermos em liberdade. Quando guardamos mágoa e ressentimento, nos tornamos prisioneiros da pessoa que nos magoou, mantendo tanto a dor, quanto a pessoa, presentes em nossas vidas. A memória do passado é motivo para dor constante que pode gerar muitas enfermidades (como o câncer, a depressão, os problemas de coração e aumento da pressão arterial). A chave para a cura de muitas enfermidades é o perdão (Mt, 9:6).

2) O Perdão nos liberta do passado – Perdoar é a única maneira de quebrar as correntes e de retirar o peso da dor que as memórias do passado provocam. Quando o perdão acontece podemos nos lembrar de fatos doloridos e de pessoas que nos magoaram, sem sentir dor. Por meio do sacrifício de Cristo tivemos acesso ao perdão para todos os nossos pecados e fomos ensinados a perdoar todas as pessoas que nos ofenderam. Não há limites para o perdão (Lc 17:4), ele é acessível a todos e deve ser liberado para todos. A chave para viver um novo ciclo é o perdão, pois quando perdoamos alguém, deixamos para trás tudo que foi feito contra nós. Seguimos adiante para novas conquistas. O perdão liberta as pessoas e permite que sigam em frente.

 

  1. c) O perdão é a ponte de reconciliação de relações quebradas – Por meio do perdão, nossa comunhão com Deus e com o próximo é restaurada. Quando nos ensina a orar, Jesus nos manda perdoar as ofensas dos homens, a fim de que nosso Pai Celestial também nos perdoe (Mt.6:14). Para que sejamos perdoados, precisamos aprender a perdoar todos aqueles que nos ofenderam. Sem perdão, nenhuma de nossas orações será atendida por Deus, porque o pecado nos mantém separados Dele. Quando perdoamos, uma porta é aberta, podemos caminhar para perto de Deus. O perdão é fruto do nosso relacionamento com Deus. Quando perdoamos pessoas, liberamos a porta para relacionamentos saudáveis e prósperos.

 

  1. d) A falta de Perdão gera consequências –As pessoas que não perdoam ficam presas ao passado(a situações que provocam dores e insatisfação como calúnias, ofensas, desrespeito, grosserias, erros, abusos sexuais, morais e físicos); permitem que a amargura crie raízes em seus corações e alma, gerando maus pensamentos que podem alimentar enfermidades e distúrbios. Damos legalidade ao diabo para agir em nossas emoções, quando somos controlados pelo passado, pela amargura e pelos maus pensamentos a nosso respeito.
  2. d) O Perdão é semelhante a uma declaração de amor– A prova de que o amor de Deus foi derramado sobre nós é o perdão de Cristo. Quando Deus olha para um cristão, não vê os nossos pecados, mas o sangue de Cristo nos cobrindo. Cristo nos ensinou o caminho para o perdão. Mesmo sendo julgado, maltratado, crucificado, morto em cruz, de forma bárbara, sem ter cometido pecado, pediu a Deus para perdoar todos que o maltrataram. Diante disto, podemos afirmar que os homens pecam porque não conhecem a Deus. Quando uma pessoa é tomada pelo amor de Cristo e nutre seu relacionamento com Ele, é capaz de perdoar incondicionalmente, como fez Estevão que, mesmo sendo apedrejado até a morte por pregar o Evangelho para salvação, orou, liberou e pediu perdão a Deus para aqueles que o mataram (At. 7).

Conclusão -. Há dois alvos do perdão: nós mesmos e o outro. Nós precisamos ser perdoados primeiro para que consigamos perdoar. Jesus morreu para que fôssemos perdoados de todo pecado, para sermos alcançados por seu imenso amor. Seu perdão está envolto em amor (João 3:16). Alcançamos perdão quando entendemos que precisamos de Cristo, sabendo que Ele nos ama, independente do que tenhamos feito ou do que alguém possa ter feito conosco e pedimos para que Ele venha tomar nossas vidas em suas mãos. Podemos pedir perdão a Deus (1 João 1:9) que nos livra dos pecados e os lança no mar do esquecimento, não permitindo que sejam usados para nos acusar nunca mais. Temos que fazer exatamente como Deus nos ensina em sua

Palavra: confessar os pecados, deixá-los em Suas mãos, permitir que as mágoas sejam retiradas e que nossos corações sejam limpos e restaurados. Depois de perdoados, pedimos a ajuda do Espírito Santo de Deus para perdoar aqueles que nos ofenderam. Se, nesta noite, você identifica que há áreas em sua vida que precisam de perdão e que há pessoas que você precisa perdoar para que possa voltar a ter comunhão com Deus e escrever em uma nova história em sua vida, faça conosco essa oração.

Faça a oração de confissão, levando a pessoa a renunciar o pecado, a pedir perdão a Deus e ajuda para perdoar pessoas e esquecer situações difíceis.

 

Observação

  1. a) convide as pessoas para irem a igreja, para os cultos de quarta e domingo e,
  2. b) fale da célula de batismo;
  3. c) incentive as pessoas do grupo de fé a convidar não crentes para participar de outras reuniões;
  4. d) incentive os participantes a memorizar um dos versículos-chaves (de preferência, estabeleça alvos para a memorização – uma premiação, por exemplo);

 

SOBRE O PERDÃO

Veja também:

RESGATANDO VIDAS DO INFERNO

RECEBESTES VÓS O ESPIRITO SANTO QUANDO CRESTES

RECEBER MESMO SEM ENTENDER

 

Facebook
Telegram
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apóstolo
Fadi Faraj

Fadi Faraj é cristão, conservador, patriota, defensor da vida, família e liberdade. Ao lado de Lígia Faraj, com quem é casado há mais de 30 anos, Fadi conduz a presidência do Ministério da Fé, uma das igrejas mais relevantes do Brasil. Pai e avô, ele construiu uma família que tem deixado um legado de valores para essa geração.

Opinião
Hoje eu quero falar com você que é pai, mãe, cidadão de bem, honesto e trabalhador, sobre a importância do seu posicionamento político.

Cristão na Política

Cristão na Política Por Fadi Faraj Se pensarmos bem, quem é o maior beneficiado com o seu silêncio? Aqueles que sempre estiveram no poder! Hoje

Veja mais