Pregação Fadi Faraj sobre Conversão SOBRE CONVERSÃO Texto-chave: Lucas 19:1 a 10

SOBRE CONVERSÃO

SOBRE CONVERSÃO

Por Fadi Faraj

 Lucas 19:1 a 10

INTRODUÇÃO – A partir de hoje começamos a estudar na Bíblia para verificar o que acontece quando Jesus entra numa casa. A primeira história que conheceremos é a de Zaqueu, um cobrador de impostos que enriqueceu sendo desonesto, por isso ele não era bem visto por seu povo. Zaqueu teve a oportunidade de conhecer Jesus ao levá-lo para sua casa. Esse encontro levou o cobrador de impostos à conversão, ao quebrantamento e arrependimento que modificou verdadeiramente sua vida e de sua família. Precisamos entender algumas verdades sobre conversão, a fim de que a salvação possa vir sobre essa casa. A história de Zaqueu nos ensina que:

 1) ZAQUEU TINHA O DESEJO INTENSO DE CONHECER A JESUS, POR ISSO, VENCEU TODOS OS OBSTÁCULOS (Lucas 19:1 a 4) – Aqueles que são abençoados com a presença de Deus têm sede de conhecê-lo e determinação para O buscarem, custe o que custar. Muitas pessoas esperam que o Senhor as abençoe, mas não estão dispostas a pagar um preço para isso. Zaqueu superou inúmeros empecilhos para chegar a Jesus: (a) Seus limites naturais (era de pequena estatura); (b) A barreira da multidão e (c) O rótulo de desonesto. Tudo podia ser usado como argumento para que Zaqueu não tivesse tido um encontro com Cristo, mas ele estava decido a vencer todos os problemas, por isso subiu em uma árvore (fazendo algo que não precisava, pois ele era rico e tinha status). Essa postura chamou a atenção de Jesus. Nós também precisamos demonstrar que queremos ao Senhor. Uma das maneiras de fazê-lo é assumindo o compromisso de estar aqui por 7 semanas juntos, a partir de hoje, buscando sua presença (texto de apoio: Jeremias 29:13 e Isaías 55:6 a 7).

 2) JESUS CONHECIA ZAQUEU, POR ISSO REVELOU O DESEJO DE ENTRAR EM SUA CASA (Lucas 19:5) – É surpreendente o fato de Jesus que nunca tinha visto Zaqueu, tê-lo chamado pelo nome, em meio à multidão, dizendo que iria ficar em sua casa. Há duas razões para que tivesse feito isso: A primeira indica que Jesus percebeu a determinação e a fé de Zaqueu que subiu naquela árvore para alcançá-lo, nos ensinando que pessoas passivas não conseguem chamar a atenção do Senhor, mas aquelas movidas pela fé, podem. A segunda razão mostra que o Senhor deseja mudar, não apenas nossas vidas, mas nossas famílias, por isso Ele se propõe a entrar em nossas casas (textos de apoio: Deuteronômio 4:29 e Isaías 55:6).

 3) ZAQUEU DEMONSTROU PRONTIDÃO E ALEGRIA PARA RECEBER JESUS, INDEPENDENTE DO QUE OS OUTROS PENSAVAM (Lucas 19:6 a 7)  Muitas pessoas ficam indecisas diante da decisão de receber Jesus e assumir sua fé. Algumas temem o que os outros dirão e pensarão, outras se apegam aos seus compromissos, pensam em seu próprio conforto e acabam fechando seus corações para o Senhor. Devemos aprender com Zaqueu que não se preocupou com nada disso, pelo contrário, ao ouvir que Jesus queria ficar em sua casa, ele se apressou e O recebeu cheio de alegria. Mesmo que as pessoas o reprovassem, ele soube reconhecer e aproveitar a oportunidade de sua vida. Zaqueu era um filho da fé e estava disposto a fazer de sua casa um grupo de fé, como vocês (textos de apoio: Lucas 10:5-6 e Apocalipse 3:20).

 4) O IMPACTO DA PRESENÇA DE JESUS TEM QUE MUDAR AS NOSSAS VIDAS (Lucas 19:8) – A presença de Jesus deve nos constranger ao arrependimento. Ele entra em nossa vida e em nossa casa, não para deixar as coisas como estão, mas para provocar uma conversão, que significa uma mudança de direção em nossas vidas. Infelizmente, muitas pessoas receberam Jesus em suas casas, mas não decidiram mudar de vida. Foi só um evento social. Zaqueu mostra a importância do arrependimento para que ocorram mudanças. Aquele homem sabia que era um pecador (como somos), por isso, estava arrependido e disposto a mudar. Ao chamar Jesus de “Senhor”, ele O colocou como novo dono de sua vida. Até aquele momento, César (o imperador romano) era seu senhor que o levava a pecar. Quando se encontrou com Cristo, Zaqueu voltou seu coração e se converteu a Ele, o que lhe permitiu tomar a decisão de se tornar um abençoador de vidas. Ele deixou de ser um usurpador e passou a ser um “restituidor” daqueles que havia prejudicado, demonstrando que passou a ser um novo homem (textos de apoio: Romanos 3:23; Salmos 53:3 e Atos 3:19).

 5) A SALVAÇÃO É O MAIOR MILAGRE QUE PODE ACONTECER NA VIDA DE UMA PESSOA (Lucas 19:9 a 10) – Muitas vezes, buscamos a Deus para que Ele supra nossas necessidades, buscamos a cura de enfermidades, a solução de problemas familiares ou financeiros, porém, a obra mais importante do Senhor na vida de um homem é a salvação que abre a porta para todas as outras bênçãos. Jesus se alegra com a salvação, pois Ele veio para salvar todos os que estão perdidos (textos de apoio: Marcos 8:36 e Lucas 15:7).

 CONCLUSÃO – Zaqueu teve a vida mudada ao receber Jesus em sua casa. Ele não titubeou em relação a sua fé. Cada um de nós precisa manifestar a mesma atitude de não somente levar Jesus para nossos lares, mas assumi-lo como Senhor de nossas vidas, arrependendo-nos dos nossos pecados e recebendo a salvação.

 INSTRUÇÕES PARA O LÍDER – A reunião no grupo de fé deve ser intensa, objetiva e não pode ultrapassar 1 hora. Comece dando boas-vindas a todos e agradecendo o anfitrião que abriu sua casa para nos receber. Faça questão de que todos se apresentem e explique que o propósito dos encontros é buscar a Deus por 7 semanas, para que Sua paz se estabeleça em cada família representada. Depois, ministre a palavra, ao fim, conduza as pessoas numa oração de aliança e entrega, levando-os a assumirem o compromisso de buscar a Deus, juntos, numa Campanha de 7 semanas, perseverando até a conclusão de todo período. Permita que os presentes falem sobre os milagres que precisam e ore por suas necessidades. Termine, convidando os filhos da fé para irem ao culto na igreja, a fim de receberem a bênção dos pastores para suas famílias. Insista nesse convite, pois durante a campanha serão disponibilizadas pulseiras, de acordo com o tema de cada ministração. A forma de entrega das pulseiras, aos filhos da fé, seguirá a orientação dos Apóstolos, por isso, é preciso que todos FIQUEM ATENTOS!

 

SOBRE CONVERSÃO

Veja também:

QUANDO DEUS TE ENTREGA UMA VISÃO

QUANDO DEUS COLOCA UM SONHO

PROVISÃO E SUPRIMENTO EM TEMPO DE CRISE: A GLÓRIA DE DEUS E A PROVISÃO

Facebook
Telegram
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apóstolo
Fadi Faraj

Fadi Faraj é cristão, conservador, patriota, defensor da vida, família e liberdade. Ao lado de Lígia Faraj, com quem é casado há mais de 30 anos, Fadi conduz a presidência do Ministério da Fé, uma das igrejas mais relevantes do Brasil. Pai e avô, ele construiu uma família que tem deixado um legado de valores para essa geração.

Opinião
Hoje eu quero falar com você que é pai, mãe, cidadão de bem, honesto e trabalhador, sobre a importância do seu posicionamento político.

Cristão na Política

Cristão na Política Por Fadi Faraj Se pensarmos bem, quem é o maior beneficiado com o seu silêncio? Aqueles que sempre estiveram no poder! Hoje

Veja mais