a Bíblia afirma que a salvação é uma condição necessária para redimir, perdoar e restaurar o homem que perdeu sua posição ao lado de Deus, após a queda

SALVAÇÃO

SALVAÇÃO

Por Fadi Faraj

a Bíblia afirma que a salvação é uma condição necessária para redimir, perdoar e restaurar o homem que perdeu sua posição ao lado de Deus, após a queda (Gn. 3:6-7).

Rm. 5:8-9 e Cl. 2:13-14

Introdução: Muitas pessoas já ouviram falar que Cristo salva, mas não conseguem entender porque é necessário buscar salvação, assim como não sabem o que isso significa. Há ensinos que nos levam a acreditar que a bondade, a caridade, o exercício do amor e o cumprimento dos mandamentos são suficientes para nos aproximar de Deus e nos tornar pessoas melhores. Porém, a Bíblia afirma que a salvação é uma condição necessária para redimir, perdoar e restaurar o homem que perdeu sua posição ao lado de Deus, após a queda (Gn. 3:6-7). Podemos nos perguntar: de que devemos ser salvos? – em primeiro lugar, do pecado que é toda ação contrária à Palavra e a Vontade de Deus, em segundo lugar da morte e da condenação eterna que são consequências do pecado. A Bíblia afirma que por causa do pecado, perdemos o direito à vida eterna, à glória divina e ao convívio com Deus. Todas as tentativas humanas de reconciliação com Deus foram desastrosas e ineficazes. Para aniquilar o pecado, Deus nos deu Jesus Cristo que por meio do sacrifício na cruz, abriu um caminho para sermos perdoados, restaurados e salvos. Jesus é nossa redenção, remissão e restituição. Salvação significa: segurança, largura, cura, recuperação, redenção, remédio, bem estar e livramento. Há algumas verdades que precisamos aprender sobre salvação, a fim de que venhamos buscá-la e desejá-la:

a Bíblia afirma que a salvação é uma condição necessária para redimir, perdoar e restaurar o homem que perdeu sua posição ao lado de Deus, após a queda (Gn. 3:6-7).

1- A salvação é dom de Deus (Ef 2:8). Precisamos entender que não somos capazes de salvar a nós mesmos, nem de chegarmos à perfeição sem a ajuda de Cristo, sem nos rendermos a Ele. Para que o homem pudesse voltar a ter comunhão e andar em intimidade com seu Criador, Jesus foi apresentado como o método de Deus para Salvação e Restauração. Somente Deus poderia abrir uma porta para que os homens pudessem ser livres do pecado e de suas consequências.

2 – Salvação está ligada a arrependimento (Mc 1:15). A palavra salvação (yeshuä, em hebraico e sôteria, em grego) foi usada por Jesus uma única vez, ao falar com Zaqueu (Lc. 19:8-10), estando ligada diretamente ao arrependimento. Só podemos ser salvos da morte e da condenação eterna se entendermos que somos pecadores e nos arrependermos de todo mal. Não há como receber salvação, se não há entendimento do pecado que há e age em nós. O pecado tem que ser renunciado e deixado para trás.

3 – Salvação exige mudança de vida (Jo 3:3-8; 2 Co 5:17, Gl. 6:15). A Salvação obedece a um processo, inicia no reconhecimento de quem é Cristo, que nos leva a entender o pecado e nos arrependermos. O arrependimento produz mudanças em todas as áreas de nossas vidas, principalmente naquelas onde havia muitas falhas e debilidades. Quando somos salvos, somos auxiliados pelo Espírito Santo a mudar. Nossas vidas são impactadas pela transformação das nossas mentes e corações, abrimos espaço para a Palavra de Cristo e permitimos que Ela produza em nós frutos. As mudanças operadas pelo Espírito Santo, em decorrência da salvação, nos aproximam de Deus e nos transformam, a fim de que sejamos conforme sua imagem e semelhança.

4 – A Salvação é a condição necessária para alcançar vida eterna (Jo. 3:15-16; 4:14). Cristo morreu na cruz para que a justiça de Deus se manifestasse em nós e nossas dívidas fossem canceladas. O sangue de Cristo foi derramado para que pudéssemos voltar a viver em comunhão e unidade com Deus. Somente pela aceitação de que Jesus é nosso Salvador e pela entrega de nossas vidas a Ele é que podemos ter de volta o direito e o gozo da vida eterna. A salvação nos livra do pecado e da morte, ela produz vida abundante e garante que passaremos a eternidade com Deus, longe do fogo eterno.

5 – A salvação é a certeza da provisão do perdão para todos os pecados (Sl.103;3). Quando recebemos a Cristo como Senhor e Salvador, somos perdoados de todos os pecados, somos lavados e justificados pelo sangue de Jesus. A salvação nos dá a certeza de que quando Deus olha para nós, não enxerga o que fizemos, nem quanto pecamos, Ele vê o sangue de Cristo sobre nós, pois esse sangue nos perdoou e nos purificou.

6 – A salvação foi conquistada por meio da morte e ressurreição de Cristo (1 Co 15:3; Rm.4:25). Quando entendemos o sacrifício que Cristo fez por nós, sabemos que fomos salvos não porque merecemos, nem pelas boas obras que fizemos, mas pela Graça de Deus, mediante a fé (Ef. 2:8). Ele assumiu nosso lugar, expiou nossos pecados, nos perdoou, nos justificou e nos posicionou novamente no Reino de Deus, fazendo-se sacrifício e justiça por cada um de nós. Por meio de Cristo temos acesso ao perdão e ao trono da Graça. Jesus nos torna capazes de reconhecer nossa condição de pecadores, levando-nos ao arrependimento e gerando o desejo de voltarmos a viver em comunhão e intimidade com o Pai, restaurando a aliança de amor entre Deus e o homem. O sangue de Cristo, derramado na cruz, conferiu salvação ao homem, pois significa perdão dos pecados e suas consequências (1 Jo 1:7, Is. 53:4-6), nossa justificação e nos dá um novo posicionamento em Deus (Rm. 5:1, 18 e 4:25), além de nos dar vitória sobre o pecado e a tentação, com  auxílio do Espírito Santo (Rm. 6:14).

Conclusão: A Bíblia diz que todos pecaram e foram destituídos da glória, isso indica que não há um só justo na terra, todos os homens e mulheres necessitam da salvação que foi dada ao mundo, por meio de Cristo que derramou seu sangue para nos perdoar e nos purificar. Quando buscamos e aceitamos essa salvação, o próprio Cristo se põe em nosso lugar e se transforma em advogado para interceder por nós diante de Deus. Jesus nos deu seu Espírito Santo para nos assistir no processo de salvação plena.

Quando recebemos salvação, somos libertos do pecado, da morte e da condenação eterna. A salvação nos posiciona em Cristo (Ef. 1:3-4), libera o perdão (Cl 2:14), nos justifica (Rm. 3:24), nos reconcilia com Deus (Rm. 5:10); nos purifica (Hb.1:3); produz ressurreição espiritual (Jo.5:24); nos permite tomar parte na herança de Cristo (somos co-herdeiros com Cristo, Rm.8:17 e Ef.3:6) e nos dá acesso a graça (Tt. 2:11).

Há três níveis de salvação: a do espírito que é obtida quando entregamos nossas vidas a Cristo, a da alma que ocorre durante toda vida cristã, sendo percebida por meio de mudanças e, a salvação do corpo que ocorrerá quando Jesus vier buscar sua igreja. Se há um desejo em seu coração de receber a salvação por meio de Jesus Cristo e iniciar uma vida de comunhão e intimidade com Ele, faça conosco essa oração.

Veja também:

PREPARE-SE PARA ENCONTRAR COM O NOIVO

PRENDENDO O PADRÃO DO PERDÃO DE DEUS

PREPARE-SE PARA ENCONTRAR COM O NOIVO

 

Facebook
Telegram
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apóstolo
Fadi Faraj

Fadi Faraj é cristão, conservador, patriota, defensor da vida, família e liberdade. Ao lado de Lígia Faraj, com quem é casado há mais de 30 anos, Fadi conduz a presidência do Ministério da Fé, uma das igrejas mais relevantes do Brasil. Pai e avô, ele construiu uma família que tem deixado um legado de valores para essa geração.

Opinião
Hoje eu quero falar com você que é pai, mãe, cidadão de bem, honesto e trabalhador, sobre a importância do seu posicionamento político.

Cristão na Política

Cristão na Política Por Fadi Faraj Se pensarmos bem, quem é o maior beneficiado com o seu silêncio? Aqueles que sempre estiveram no poder! Hoje

Veja mais