RESTAURAÇÃO – PARTE 1
Por Fadi Faraj
Restauração, fomos criados para realizar os sonhos de Deus e andarmos conectados com seus projetos e vontade, a vida é cheia de situações difíceis e de dores capazes de nos levarem a ter vontade de desistir e parar no meio do caminho. Muitos, por causa das frustrações e desilusões, deixam seus sonhos morrerem, permitem que a vida emocional e espiritual seja transformada em deserto, assim como perdem a capacidade de acreditar em Deus que, ao contrário de nós, nos enxerga como vencedores, como aqueles que foram criados para sonhar os Seus sonhos, para viver em abundância de bens e de dias na terra, como aqueles que representam Seu Reino e Sua Palavra. Fomos criados para realizar os sonhos de Deus e andarmos conectados com Seus projetos e Vontade. ( Salmos 12:6 e Atos 2:17 )
Quando desistimos, perdemos nosso propósito espiritual, para que voltemos a viver em comunhão com Deus temos que ser reconectados a Ele, restaurados por meio de Jesus. Para entendermos esse processo, é preciso que saibamos um pouco mais sobre Restauração, assim:
1) Restauração Significa Recolocar Algo no Lugar de Origem, repor, reposicionar. Quando Deus restaura alguém, Ele o reposiciona, recoloca no lugar para o qual foi criado e determinado. O processo de restauração é semelhante a uma revolução interior, pois Deus trabalha de dentro para fora, de nosso espírito e alma para que todos vejam o poder e a misericórdia expressa através de nós. Jesus é o poder restaurador de Deus em nós, quando Ele entra em nossas vidas inicia o processo de mudança, a fim de que nos tornemos sua imagem e semelhança.
2) Deus Restaura Nossos Sonhos (Lc. 8:43). Todo ser humano experimenta frustrações, o que nos torna diferentes é a forma como lidamos com isso. A mulher que toca em Jesus, além de ser curada, recebe salvação e extrai virtude Dele. Ela gastou tudo o que tinha, todos os seus recursos, possivelmente tenha procurado todos os tratamentos possíveis para a época, mas não encontrou cura, ela continuava impura (Lv.15:19), tendo que viver afastada de sua família e comunidade. Nenhuma dessas razões a fez desistir. Quando ouviu falar de Jesus, seus sonhos começaram a ressuscitar, ela se imaginou curada, vivendo em família novamente, sendo capaz de gerar filhos. O sonho alimentou sua imaginação que gerou uma imagem que, por sua vez, criou a motivação para que se movesse em direção a Jesus. Seu sonho lhe deu um plano de ação. Sua determinação lhe deu forças para vencer as limitações físicas, sociais e a multidão. Quando buscamos a Jesus movidos por fé, somos restaurados em nossa capacidade de sonhar.
Restauração
3) Quando Há Um Sonho Com Características do Céu, Ele Vence na Terra (Gn 28:10 a 16; Gn 30:25 a 43). Precisamos entender que os sonhos dos filhos estão ligados ao Sonho do Pai, para isso, temos que permitir que os sonhos de Deus influenciem os nossos. Todo sonho conectado à Vontade do Senhor é patrocinado pelos céus. A experiência de Jacó com as varas verdes foi o resultado do sonho e das Promessas de Deus para ele e sua geração. Jacó enxergou aquela situação impossível, pela ótica de Deus, com os olhos da fé, por isso ele prosperou e alcançou seu propósito. Assim como Deus prometeu, ele sonhou e com o tempo viu a realização acontecer. As 12 tribos de Israel e a linhagem do Messias vieram de Jacó, como Deus havia projetado em sonhos. Mesmo experimentando fracassos e dificuldades, os sonhos do patriarca se cumpriram, pois o próprio Deus se tornou responsável pela realização de cada um.
4) Deus restaura sonhos para que nos tornemos realizadores de sonhos de outras pessoas (Gn. 41:1 a 14). Quando o Senhor quer operar milagres e salvar pessoas, procura alguém na terra para portar o milagre e levar a salvação. Nós somos incubadores desses sonhos, somos o útero de Deus, por isso, somos capazes de gerar vidas e salvação. José é conhecido por sua capacidade de sonhar, seus sonhos vinham de Deus, revelavam aquilo que o Senhor faria com ele e com toda nação de Israel. Declarar seus sonhos lhe custou caro, custou-lhe a liberdade e toda sua juventude. Mesmo sendo vítima dos ciúmes e da maldade dos irmãos, sendo vendido como escravo, depois da malícia de uma mulher, tendo que enfrentar o cárcere, José nunca parou de sonhar, pelo contrário, ele ainda recebeu de Deus a capacidade de interpretar sonhos, por isso foi lembrado em um momento de dificuldade. Os sonhos de Deus requerem que tomemos algumas decisões que podem custar o preço da crítica, da acusação, dos ciúmes ou da incredulidade, mas se nossos sonhos estão conectados, aliados aos sonhos de Deus, temos a certeza de que eles se cumprirão custe o que custar.
Restauração
Conclusão: Todos nós podemos fazer escolhas diante da vida. Podemos desistir de sonhar e de viver sonhos projetados por Deus, ou nos associar a Deus para viver Seus sonhos, tendo a certeza de que cada um de nossos sonhos será responsabilidade Dele. Restaurar é pôr de volta ao lugar inicial, ao lugar da criação e da promessa. Israel tinha a Terra Prometida como promessa, devendo ser uma grande nação e produzir muitos filhos para representar a Deus na terra, mas falhou como nação porque não conseguiu se associar a esse sonho, por isso perderam o caminho, sendo substituídos pelos filhos que Cristo ganhou na cruz, pois Ele entendeu que o sonho do Pai tinha uma imagem que Ele, fazendo-se Ele mesmo Restauração (redenção, reconciliação, perdão, …) por nós. Jesus se aliou à visão e ao propósito de Deus e se entregou ao sonho de salvar a todos nós. Com Cristo aprendemos que a imagem dos sonhos e as expectativas têm que ser maiores que os fracassos, maior que as dificuldades e que nossas limitações. Se há áreas de nossas vidas controladas por nossas emoções e sentimentos a ponto de nos manter parados ou de não motivar a desistir, apresentemos isso a Cristo e peçamos para que Deus venha nos restaurar. Para isso, faça conosco essa oração.
Orientações ao Líder: Faça com todos os presentes uma oração pedindo para que Deus trabalhe sobre as emoções e sobre a mente, restaurando a fé, a capacidade de sonhar e de adorar a Deus. Depois faça o apelo, leve a pessoa a uma oração de confissão de fé e de entrega de sua vida a Jesus. Convide todos os presentes para participarem dos cultos que se realizam na igreja sede e faça um desafio aos participantes: convidem uma pessoa que precisa de oração, de ouvir uma palavra, de um milagre para a próxima reunião do grupo de Fé.
Veja também:
SOBRE ORAÇÃO
SOBRE O PERDÃO
SOBRE CONVERSÃO
SOBRE ARREPENDIMENTO