IMPORTÂNCIA DO PERDÃO
Por Fadi Faraj
Colossenses 3:13
O texto a memorizar traz o termo “suportar” precedendo o termo “perdoar”. Porque isso? O ato de suportar não é tolerar, e sim estar por baixo, ser o amparo, ser o sustento. Na difícil decisão de perdoar você nunca deve estar por cima ou em igualdade, mas sempre em posição de humildade. O ato de liberar só é executado quando você está desarmado e pronto a suportar o próximo em suas fraquezas.
O perdão não está ligado à emoção.
Verso três: Quando não há cautela ou calma para se perdoar o coração se move somente por ira. Quando o perdão é movido pela ira, que é um dos frutos da carne, a pessoa passa a contar quantas vezes já perdoou, porém quando o perdão é movido pela cautela, mansidão, domínio próprio não há lembrança de números. A ofensa dá lugar ao recomeço.
Verso cinco: Quando os discípulos pediram fé para perdoar o fizeram porque entenderam que o perdão leva tanto o ofensor quanto o ofendido a acreditar que a lembrança do erro não será oposição à liberação do perdão. Em nenhum momento no texto sobre perdão há exigência de relacionamento e sim de liberação, por isso pediram fé. A bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus.
Veja também:
O REINO DE DEUS É CHEGADO
ORAI SEM CESSAR
PALAVRA DE DEUS