NÃO POR FORÇA NEM POR VIOLÊNCIA, MAS PELO MEU ESPÍRITO
Por Fadi Faraj
Deus é um Deus vivo e por isso quer habitar no homem (I Coríntios 3.16). Ele não habita em templos de pedras, mas em um organismo vivo (Atos 17.24). Ele habita no homem através do seu Espírito (João 14.16,17). Deus quer habitar no homem, mas Ele não obrigar ninguém a ter uma experiência espiritual com o seu Espírito (Apocalipse 22.17). Deus enviou o Espírito Santo para habitar em nós (I Coríntios 2.10). Por que devemos conhecer o Espírito Santo? É, ou não é, importante conhecê-lo? Sim, é necessário conhecer ao Espírito Santo. Ele é tão importante quanto o Pai e o Filho. Ele é o próprio Deus (Ezequiel 11.19). Ele veio para proclamar o nome do Filho de Deus (João15.26).
Deus é um Deus vivo
Como o Espírito Santo quer se manifestar em sua vida:
1 – Quer se manifestar como Espírito Consolador: (João 14.16)
A palavra “consolador” significa no grego “parácleto”, que quer dizer: “alguém separado para ajudar, dar assistência a outrem em qualquer que seja a circunstância”. Jesus enviaria o Espírito Santo para ajudar o homem em suas fraquezas, deficiências e temores e daria auxílio em todas as necessidades de sua vida (Isaías 11.2). E Ele estará contigo todos os dias e para sempre (Mateus 28.20).
2 – Quer se manifestar como o Espírito da Verdade: (João 14.17)
Ele é o Espírito da verdade porque não fala de si mesmo, mas do próprio Deus (João 16.13). Você precisa viver na direção do Espírito que testifica a Verdade (João 15.26). Então, a verdade é que o Espírito Santo aperfeiçoa a vida de Jesus em sua vida (I João 4.6).
Deus é um Deus vivo
3 – Quer se manifestar como o Espírito da Promessa: (Efésios 1.13)
O Senhor Deus, através do profeta Isaías (Isaías 44.3) predisse a marca de sua ação na vida do homem. Em Ezequiel 39.29 essa promessa se reforça para que Deus derrame do seu Espírito sobre toda a carne. Em Atos 19.6 aqueles que creram e aceitaram o que Paulo disse, foram selados pelo Espírito da Promessa. O que quer que tenham sido antes, crentes ou não, agora a evidência era a promessa que havia sido feita em Joel 2.28.
Veja também:
QUEM NÃO APRENDE NÃO EVOLUI
IDENTIDADE
O TEMPO NÃO ACEITA DESAFOROS