MÉTODO DE DEUS – PARTE 1
Por Fadi Faraj
2 Sm. 6
Método de Deus, quando Davi assumiu o trono teve que pôr em ordem tudo que Saul havia desorganizado. Cumprindo o voto que fez ao Senhor no deserto, Davi decidiu trazer a Arca da Aliança de volta para Jerusalém. Sua primeira tentativa foi frustrada, terminou com a morte de um sacerdote e a Arca teve que ser deixada no meio do caminho, na casa de Obede-Edom. Isso aconteceu porque o rei decidiu cumprir seu voto, a sua própria maneira, sem consultar a Deus. Assim entendemos que boas intenções não são suficientes para agradar a Deus. Até para cumprirmos um voto, precisamos ouvir, entender e seguir o método de Deus. A respeito desse assunto há 2 grandes verdades que precisamos conhecer. Neste estudo, falaremos de uma delas:
1º – Não Trazemos a presença de Deus para nossas vidas com nossos próprios esforços. Davi fez um voto ao Senhor enquanto estava no deserto e não se esqueceu dele quando assumiu o reinado, isso marcou sua vida. Ele tentou trazer a Arca, mas só na segunda tentativa concretizou seu projeto. Mas por que isso aconteceu?
1) Davi decidiu fazer algo para Deus sem Deus – Isso nos ensina que trazer a presença de Deus não pode ser resultado de nossos próprios esforços. Mesmo que tenhamos boas intenções, elas devem ser inspiradas e apresentadas a Deus; devem ser submetidas a Ele. Precisamos saber de onde vem nossas inspirações e desejos.
2) Davi usou um modelo pagão – (1 Sm. 6:7) Davi usou o modelo filisteu para transportar a Arca, os filisteus usavam carros de bois para carregarem seus deuses pagãos. Isso nos revela que mesmo pretendendo agradar ao Senhor, não podemos fazê-lo de qualquer jeito ou adotando padrões mundanos. Deus tem um padrão para sua Igreja, Cristo. Durante a história da igreja, houve vários momentos em que ela perdeu seu propósito porque se contaminou com o padrão do mundo, deixando que o mundo a contaminasse.
3) Uzá morreu porque compactuou com o erro – Sendo um sacerdote, Uzá teria que orientar Davi, chamando sua atenção para o pecado que cometeria, mas ao invés disso, ele subiu no carro de boi e ainda tentou contribuir para o sucesso do pecado, impedindo que a Arca caísse, assim, ele se contaminou com o erro. Temos que ter muita atenção, pois somos sacerdotes de Cristo e temos que fazer diferença nessa geração. Só uma vida de intimidade com o Espírito Santo nos fortalecerá para identificarmos o pecado onde quer que ele esteja.
4) Davi parou quando viu que havia erros em seu projeto – Mesmo sabendo que tinha a intenção certa, Davi percebeu que havia algo errado, por isso, decidiu deixar a Arca na casa de Obede-Edom e por três meses, parou. Precisamos entender que há momentos na vida que precisamos parar e buscar a Deus, a fim de que Ele nos direcione, libere suas orientações e apresente o que há em seu coração. Davi não desistiu de seu propósito, ele só admitiu erros e fracassos, mostrando disposição para se consertar, provando ser um verdadeiro líder. Davi se sobressaiu entre os profetas, ele aprendeu a buscar o desejo do coração de Deus.
Quando Davi subiu ao Trono teve que organizar todas as coisas que Saul desestruturou, pois perdeu o governo de Deus. Dessa forma, Davi teve que abrir espaço em sua vida e na vida de Israel para que Deus voltasse a governar. Nesse processo, julgou que poderia trazer a Arca da Aliança utilizando um modelo pagão. Até certo ponto, Davi esteve certo, trazendo a Arca, o governo de Deus seria restaurado, mas ela não poderia ser trazida de qualquer forma. Davi entendia o quanto era importante que Deus governasse sua vida e povo. Temos que ter cuidado, pois quando os modelos pagãos são trazidos para nossas vidas, abrimos espaço para problemas e destruição. Para trazermos a presença de Deus para nossas vidas tem que haver sacrifícios, entrega, confissão e reconhecimento da honra e da Grandeza de Deus.
Davi aprendeu com a situação a não desistir de seus propósitos porque houve incidentes ou dificuldades no meio do caminho, ele entendeu que havia uma forma inspirada por Deus até para agradá-Lo. Deus deseja governar nossas vidas e pôr em ordem tudo que está bagunçado, desordenado, tumultuado, mas para isso, precisamos entender seu método de restauração que começa por nos levar a reconhecer o pecado, aquilo que temos feito para agradá-Lo da forma errada, depois, pela aceitação de Jesus Cristo como Filho de Deus, como nosso Senhor e Salvador. Se você está disposto a fazer como Davi, a pôr tudo sob o controle de Deus, faça conosco essa oração.
(Faça a oração da confissão e fale da célula de batismo)