PRESENÇA DE DEUS – ARCA DA ALIANÇA
Por Fadi Faraj
1 João 2:2
O propósito do tabernáculo era alojar a arca. Foi nesse lugar que Deus resolveu manifestar sua presença no velho testamento (Êxodo 40:33-38). A arca da aliança simboliza a presença de Deus. Era através do propiciatório que Deus manifestava a sua “Shekinah”. Para nós todos os utensílios do templo apontam para Cristo; Ele é a nossa arca e a presença constante de Deus em nós. O Propiciatório mostra o Senhor Jesus Cristo. Ele é nosso propiciatório (Hebreus 9.28). Da mesma maneira que os nossos pecados foram cobertos pela aspersão do sangue no propiciatório, também Cristo, pelo derramamento do seu próprio sangue reconciliou os pecados do mundo inteiro.
Já que a arca não está mais no templo, onde ela deve permanecer?
1 – Na casa de Obede-Edom (I Crônicas 13:13-14)
A casa de Obede-Edom foi abençoada com a presença da arca que simbolizava a presença de Deus entre o povo. Faça de sua casa lugar de crescimento na Palavra de Deus e evangelização (II Samuel 6:12).
2 – No Monte Sião (I Samuel 4:21)
A Arca da Aliança tinha ficado esquecida quase 80 anos, até que Davi a resgatou dos filisteus e a trouxe para o novo monte. Por causa disso o monte a passou a ser habitação do Senhor (Salmo 2:6; 9:11; 76:2; Isaías 8:18).
3 – No Homem (Salmo 51:17)
Em Jeremias 3:16 diz que nunca mais se falaria da arca. Deus iria habitar no homem de uma forma diferente. A arca seria Jesus (Efésios 2:22).
A cada dia devemos valorizar mais e mais a presença de Deus em nossas vidas.
Ele prometeu que estaria conosco todos os dias (Mateus 28:20).
Veja também:
PERFUMANDO O CORPO
PERDÃO E RECONCILIAÇÃO
PEQUENA SEMENTE VISÃO EXTRAORDINÁRIA