PERDÃO E RECONCILIAÇÃO
Por Fadi Faraj
Efésios 4:32
Perdão e reconciliação, como é importante perdoar. O perdão é uma etapa necessária que cada pessoa deve passar para crescer como servo. Na medida em que se entende o verdadeiro sentido do perdão, entende-se também que isso faz parte do processo da conversão. Em outras palavras, o perdão de Deus aos homens está diretamente ligado ao perdão entre os homens. (Mateus 6:15).
A maior dificuldade do perdão é saber que não posso liberar o próximo na base do sentimento e sim da decisão, porque lembranças sempre existirão (Marcos 11:25). Se não houver perdão as lembranças se transformarão em câncer. Se houver perdão as lembranças se tornarão em testemunho.
O que é perdoar:
1 – Reconciliar (Mateus 5:23-25): É pôr de acordo duas pessoas ou grupo. É trazer a harmonia perdida. Reconciliar não é ter o mesmo pensamento, mas a mesma direção. A reconciliação é a restauração urgente da paz (Romanos 12:18).
2 – Manter a aliança (Efésios 4:4): Perdoar é manter a unidade do corpo, porque o corpo, uma vez mutilado, expõe as suas fraquezas e decepções. Perdoar é saber que a ira nunca sobrepõe a aliança. Perdoar é a vocação da igreja (Efésios 4:26 – Irai-vos e não pequeis, porque o pecado, além de suscitar a ira, abre portas para o rancor).
PERDÃO E RECONCILIAÇÃO
3 – É alegrar o Espírito Santo (Efésios 4:30): Perdoar é saber que a dureza de coração, além de entristecer o Espírito, cria raízes na alma. A falta de perdão quebra o selo da redenção.
4 – É remir o tempo (Mateus 6:12): Quanto mais rápido você perdoar mais rápido seu débito será cancelado. Perdoar é uma decisão diante de Deus para liberar o homem. (Efésios 4:32) – Perdoando uns aos outros, assim como Deus em Cristo nos perdoou. O perdão indubitavelmente caminha pela lei da reciprocidade.
Veja também:
NINGUÉM É TÃO PERDEDOR QUANTO O DIABO
ATRÁS DO SUCESSO ESTÁ A ORGANIZAÇÃO
PODER DA CURA