DONS ESPIRITUAIS
Por Fadi Faraj
I Coríntios 12:1
Dons espirituaias, é a manifestação do Espírito Santo no crente, capacitando-o com poder para realizar uma tarefa segundo a vontade de Deus. A palavra “dons” vem do grego “charismata”, derivada da palavra “charis”, que significa “graça”. São, portanto, dons pela graça de Deus e não algo que conseguimos ou merecemos. Eles proporcionam um conhecimento mais profundo de Cristo, e de toda a riqueza espiritual disponível para desempenho da missão que ele tem em nossa vida. Segundo a Palavra de Deus, conforme I Coríntios 2:8-10, os dons do Espírito Santo são 9 e podem ser assim classificados:
- DONS DE REVELAÇÃO (saber): palavra de sabedoria, palavra de ciência e discernimento de espíritos.
- DONS DE PODER (fazer): fé, cura e operação de milagres.
- DONS DE INSPIRAÇÃO (falar): profecia, línguas e variedades de línguas.
DONS ESPIRITUAIS
DONS DE REVELAÇÃO
1.1 Palavra de sabedoria:
É saber o que falar em determinada ocasião (solucionar um problema específico), é um fragmento da sabedoria divina dada ao crente. Não se trata de conhecimento humano ou inteligência. Exemplo: José (Gênesis 41:38-39); Salomão e as duas mães (1 Reis 3:16-28; Deuteronômio 34:9).
1.2 Palavra de ciência (conhecimento):
É uma revelação do que está acontecendo no momento. Não se trata de adivinhação, fenômeno psíquico ou telepatia e nem resultado de um profundo estudo teológico. Através desse dom a igreja tem acesso a fatos a respeito de pessoas, circunstâncias e de verdades bíblicas. É a penetração na ciência de Deus. (Efésios 3:3-6). Exemplo: Eliseu ( 2Reis 6:12); Aías ( 1 Reis 14:1-6). Em Atos 20:23, o Espírito Santo revelava a Paulo o que ia acontecer.
1.3 Discernimento de espíritos:
É uma percepção sobrenatural para conhecer a natureza de uma atividade espiritual. Serve para combater as imitações, enganos e falsificações. (Apocalipse 2:2; 1 Timóteo 4:1-4). Exemplos: o caso de Ananias e Safira (Atos 5:1-11), Elimas, o mágico (Atos 13:6-12) e da jovem possessa (Atos 16:17-18). Esse dom serve como um antídoto contra as heresias dos falsos mestres.