DÍZIMOS E OFERTAS
Por Fadi Faraj
Malaquias 3:10
A instituição dos dízimos e ofertas: Deus nos desafia a prová-Lo nisto, porque o dízimo é uma questão espiritual. As bênçãos de ser fiel no dízimo e ofertas envolvem questões como: onde entregar, a quem e como entregar. A plenitude de uma vida regada de bênçãos de Deus depende basicamente de nossa obediência a Sua palavra.
Precisamos aprender e buscar constantemente o conhecimento daquilo que Deus quer para nossas vidas e aí sim, teremos a experiência maravilhosa de experimentarmos a boa perfeita e agradável vontade de Deus para nossas vidas.
1) A INSTITUIÇÃO DO DÍZIMO E OFERTAS: O dízimo e as ofertas foram instituídos por Deus desde o princípio e para todos os tempos. Em Gen. 4:1-5; 14:20; 28:22, vemos que Deus havia inserido no coração humano o dízimo e as ofertas. Abel e Caim desejaram ofertar a Deus e o fizeram. Abraão entregou a Deus o dízimo de tudo. Jacó votou a Deus entregar-Lhe o dízimo de tudo o que Deus lhe desse.
Assim, o dízimo e as ofertas são desde o princípio e irão até à consumação dos séculos: antes da lei, período de Adão a Moisés. Durante a lei por determinação de Deus, período de Moisés até Cristo (Dt. 12:11; 14:22), e no tempo da graça, período desde Cristo e até ao fim do Mundo (Mt 23:23; Lc. 18:12).
2) O DÍZIMO NO ANTIGO TESTAMENTO: Exemplo de pessoas que entregaram dízimos: Abraão (Gn 14.20; Hb 7.1,2) Jacó (Gn 28.20-22). O dízimo foi incluído posteriormente na Lei (Dt 14 22-23) Na instituição da Lei a tribo de Levi não teve herança na distribuição de terras em Israel. Deus estabeleceu que eles seriam sustentados pelos dízimos do povo. Em contrapartida eles eram responsáveis para alimentar o povo espiritualmente. Isto é, eles ministrariam o ensino e cuidariam do tabernáculo e dos utensílios usados na adoração. (1Cr 6.48; 2 Cr 31.4,5; Js 18.7 Dt 10.9; 12.19; Nm 18.24).
3) O DÍZIMO NO NOVO TESTAMENTO: O EXEMPLO DE JESUS – Muitos não entregam o dízimo alegando ser coisa da Lei, mas Cristo deixou claro: “Não penseis que vim revogar a Lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.” (Mt 5.17) Cristo também falou: “Dai a césar o que é de César e a Deus o que é de Deus. (Mt22.21) A César pertencia os impostos, e a Deus? Evidentemente o dízimo!
4) OFERTA DE SACRIFÍCIOS: Leiamos Dt. 12:6. Aqui temos o dízimo e as ofertas principais que Deus determinou na seguinte ordem: oferta de sacrifícios, dízimo,
AÇÃO CRISTÃ – Cada gesto, atitude ou auxílio podem valer muito mais que palavras de coragem e incentivo. Por isso, a Família MAC vem encorajar e desafiar todas as Casas de fé a colocar em prática a transposição do mero “falar” para o eficiente “agir”, por isso não se esqueça de recolher a cesta básica ou alimentos em sua Casa de Fé. As doações podem ser feitas na caixa de arrecadação do MAC, localizada na porta da igreja. A Família MAC sente-se honrada em tê-los como parte dessa iniciativa!
Oferta alçada e oferta voluntária
A oferta de sacrifícios é a primeira oferta que Deus deseja de nós. As outras dependem desta. A oferta de sacrifícios é o render-se inteiramente a Cristo para o culto, louvor e adoração a Deus e serviço da Sua obra. Quem deseja edificar-se e alimentar-se de Deus, louvar e adorar em primeiro lugar, quando vai à Igreja, será mais abençoado, (as bênçãos o alcançarão) e terá prazer em dizimar e ofertar. Deus quer que a nossa vida seja uma oferta constante de sacrifício em louvor e adoração (Sl. 50:14; 1 Ped. 2:5; Hb. 13:15; Rm. 12:1-2).
O dízimo e as ofertas foram instituídos por Deus desde o princípio e para todos os tempos. Dízimo é 10% do que se ganha. As ofertas serão conforme a nossa decisão. A principal oferta que Deus quer de nós é a nossa própria vida doada a Ele, e a oferta do sacrifício de louvor e adoração. Destas dependem as outras porque o dízimo é uma questão espiritual. Cristo quer ser Senhor de nossa vida para nos usar na Sua obra. Todos os que são infiéis a Deus nos dízimos e ofertas vivem debaixo da maldição deste pecado. Porém os que são fiéis vivem felizes e de nada têm falta. Faça uma prova com Deus. A manutenção da obra de Deus é realizada com os dízimos e as ofertas. Separe o dízimo e as ofertas do bruto antes de suas despesas. Entregue-os a Deus na Igreja com alegria e gratidão e seja abençoado.