Lidando com o passado
Por Fadi Faraj
Lidando com o passado, precisamos saber lidar com uma realidade para não vivermos aprisionados, que é o passado. Não podemos fazer nada em relação a uma colheita passada, mas podemos fazer algo em relação a colheita futura. Chave: Esquecer, avançar e prosseguir.
“Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3:13,14
Uma das lições mais difíceis de aprender é que o passado não pode ser vivido. Nós não podemos viver nem do sucesso e nem do fracasso passados, não podemos permitir que nada se torne uma armadilha para nos prender no lugar onde Deus não preparou.
Dr. Wilder Penfield/neurocirurgião, diz que o cérebro armazena tudo que vivemos desde a infância e tem a capacidade de reproduzir até emocionalmente experiências vividas na infância. Por isso que muitas pessoas conseguem compartilhar experiências difíceis como se tivesse ocorrido no dia anterior.
Embora, o passado não pode ser apagado, mas pode ser esquecido. Chegou o tempo de avançar, chegou o tempo de se desconectar.
O Apóstolo Paulo, em I Timóteo 1:12-13 declara que em outro tempo ela era perseguidor, blasfemador e insolente, ou seja, você pode mudar. Não podemos usar o passado para eximir nossa responsabilidade.
“Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério,a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade.” 1 Timóteo 1:12,13
Não se prenda ao fracasso.
“O fracasso é a oportunidade de começar de novo com mais inteligência e redobrada vontade.“ — Henry Ford
Sucesso é só um convite para continuar fazendo de forma fiel. Nem o fracasso e nem o sucesso são o fim.
A forma como lidamos com as derrotas e vitórias, é muito importante. Tanto derrota, quanto vitória/êxito/sucesso, são eventos. Muitas pessoas não têm nada novo hoje, porque apenas revivem os eventos passados.
Faça essa declaração: – Eu declaro novos testemunhos, na área emocional, física e financeira. Eu declaro o renovo de conquistas extraordinárias!
Lidando com o passado – Conceitos neste princípio:
– Passado: tem que ser esquecido. Ontem já passou, já não está no seu controle, você não pode mudar uma palavra dita mas pode pedir perdão hoje;
– Fracasso: tem que ser visto na perspectiva certa. Há uma diferença entre ser um fracassado ou ter vivido um momento difícil ou uma colheita ruim. Fracassar é um evento que pode ser mudado.
– Sucesso: não pode ser visto no padrão do mundo. Temos que entender o que é sucesso na presença do Senhor. O importante não é o volume, mas sim o propósito.
Para de carregar e acumular o que você não pode controlar (passado) e viva o propósito presente. “Se alguém está em Cristo é nova criatura e aos olhos de Deus as coisas velhas já passaram.”
Esqueça, avance e prossiga!
Amém!