A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO E O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO
Por Fadi Faraj
Efésios 1:13-14; João 16:7 e Atos 1:8
A Pessoa do Espírito Santo e o fruto do Espírito Santo, a Personalidade é o conjunto de características que determina os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. Essa é a característica principal da pessoa do Espírito Santo no homem. São essas características que demonstram a essência de Deus e que subsiste na pessoa do Espírito Santo. Deus não poderia falar com o homem se dentro dele não houvesse um instrumento capaz de traduzi-lo. Deus não iria criar nada na terra se o Espírito não pairasse antes sobre as águas (Gênesis 1.1) da mesma forma, Deus não poderia fazer nada no homem sem antes o Espírito habitar nele.
Em João 16:7-15, podemos ver claramente os atributos do Espírito Santo que comprovam que Ele verdadeiramente é uma pessoa: Convencer, guiar e dizer tudo que ouviu. Vários atributos definem uma pessoa, dentre eles a personalidade, a sensibilidade e a vontade. Veja então seus atributos:
1 – Consolador (João 14:16): Vem do grego “Paracleto” que significa alguém chamado para o lugar de outro.
2 – Espírito da Promessa (Ezequiel 36:7; Joel 2:28): É chamado assim por ser uma promessa do Velho Testamento e reivindicada por Jesus (Lucas 24:49; Gálatas 3:14).
3 – Espírito da Verdade (João 14:17, João 16:13): É chamado assim por ser o intérprete de Jesus abrindo a mente dos homens para entender a palavra de Cristo.
4 – Espírito da Graça (Hebreus 10:29): É a forma de Deus agir no homem para que ele se arrependa.
5 – Espírito de Adoração (Romanos 8:15): Quando a pessoa é salva não é dado somente o nome de filho de Deus, mas adotado na família divina.
6 – Espírito da Vida (Romanos 8:2): Deus não pode se manifestar onde não há vida. O Espírito sopra a nova vida de Deus.
Já estudamos que o falar em novas línguas (Atos 10:44-48) é o selo do Espírito Santo na vida do cristão e que Ele é uma pessoa que expressa a personalidade do Deus triuno. É inevitável ter esse selo, conhecer sua personalidade e não manifestar suas características através do fruto.
Um dos benefícios da manifestação dos dons de Deus é possibilitar ao homem o viver no Espírito (Gálatas 5:24-26). Ao contrário do que muitos pensam não se pode ter alguns frutos e outros não.
A natureza espiritual tem apenas um fruto, que se divide em nove virtudes, e estará para sempre em oposição à carne, provocando uma luta constante no interior do homem (Gálatas 5:17). Diferentemente dos dons espirituais, que são propriedade exclusiva de Deus, o fruto do Espírito depende do homem querer estar ligado a Cristo.
Virtudes do Espírito Santo:
- Amor(Grego: Ágape – 1 Coríntios 13:4-7; 1 João 4:18): O amor é um poder capaz de erradicar o mal, e nada pode detê-lo.
- Paz(Hebraico: Shalom – Juízes 6:24; João 14:27; Filipenses 4:7): A paz não é ausência de guerra. Paz é descansar em Deus em todas as áreas, mesmo cercado por inimigos.
- Longanimidade(Grego: Makrothumia – Provérbios 14:29): É uma capacidade dada pelo Espírito de ficar firme sem esmorecer diante de pressões (II Pedro 3:9).
- Benignidade(Grego: Chrestotes – Salmos 51:1; 86:5): É a capacidade de fazer o bem. É ser útil e compreensivo, é abrir mão de certos direitos ou privilégios em benefício de outro.
- Bondade(Grego: Agathosune – Salmos 34:8; Mateus 19:17): É a qualidade de generosidade. Uma pessoa bondosa é capaz de identificar a necessidade do próximo.
- Fidelidade(Grego: Pistis – 1 Coríntios 2:5): Pode significar tanto confiança quanto fidelidade.
- Domínio Próprio(Grego: Egkrateia – 1 Coríntios 9:25): Significa “Autocontrole”. É o senhorio sobre si próprio, seus desejos e inclinações.